Em saneamento básico, a FUNDACE atua nas quatro áreas do setor: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais urbanas. A fundação já desenvolveu diversos projetos e pesquisas contemplando aspectos econômicos, financeiros, contábeis, institucionais e políticos. Destacam-se também os diversos Seminários e Congressos organizados pela fundação e o recém lançado MBA Regulação em Saneamento.
A intensa atuação dos associados no setor resultou na publicação de diversos artigos em revistas acadêmicas, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos de opinião, revistas profissionais, entre outros, revelando o dinamismo do Grupo de Pesquisa associado ao setor.
Entre os projetos de extensão desenvolvidos junto à comunidade destacam-se os estudos de viabilidade econômica e financeira; comprovação de capacidade econômico-financeira de empresas do setor, nos termos da Lei 14.026/2020; assessorias relacionadas a reformas e estruturação administrativa de empresas e órgãos públicos; análises de reequilíbrio econômico e financeiro de contratos; modelagem de projetos de concessões comuns e PPPs; apoio à estruturação de agências regulatórias; avaliação e formulação de políticas públicas; elaboração de planos municipais e regionais; estudos de regionalização; análises de modelos de provisão; entre outros.
A experiência da FUNDACE é evidenciada pela diversidade de parceiros atendidos tais como empresas públicas e privadas no setor de saneamento, agências reguladoras, instituições financeiras, poder público em diferentes esferas de governo, órgãos de pesquisa, entre outros.
Esta vasta experiência mostra como os projetos desenvolvidos pela FUNDACE estão em sintonia com a busca do desenvolvimento do setor e o alcance dos seus objetivos sociais garantindo o acesso de toda a população a um serviço essencial e direito fundamental como o Saneamento Básico.