No dia 13 de março, a FUNDACE – Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia – participou do 2º Workshop sobre Regionalização dos Serviços de Saneamento Básico, realizado em Manaus (AM), reforçando seu compromisso com o fortalecimento da gestão pública e a universalização do saneamento no país.
O evento foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra), em parceria com a FUNDACE. A iniciativa reuniu prefeitos, secretários municipais, diretores de serviços autônomos de saneamento e especialistas para discutir estratégias de regionalização dos serviços, conforme previsto no novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 14.026/2020).
Com apoio técnico da FUNDACE o workshop teve como foco orientar os municípios sobre a criação das microrregiões de saneamento, condição essencial para o acesso a recursos federais e para o cumprimento da meta de universalização dos serviços até 2033. O estado do Amazonas enfrenta desafios significativos na área: segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 68,88% da população têm acesso à água potável, e somente 26,61% contam com coleta de esgoto.
A palestra principal do evento foi conduzida por Caroline Brisola, consultora da FUNDACE que abordou os aspectos técnicos, legais e operacionais do processo de regionalização. Também foi realizada uma mesa técnica com esclarecimentos práticos e orientações aos gestores públicos presentes.
A FUNDACE, vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP), reforça seu papel como parceira estratégica de governos e instituições públicas na capacitação técnica, elaboração de estudos e desenvolvimento de soluções para os desafios da administração pública, especialmente nas áreas de infraestrutura e saneamento.